RASARP 2024: ERSAR recebeu em 2023 cerca de 5750 reclamações
A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) revelou que, em 2023, recebeu cerca de 5750 reclamações, na esmagadora maioria via livro de reclamações sendo que 42% das reclamações resultam do livro de reclamações eletrónico (online) e 39% do livro físico (papel), sendo as remanescentes (18%) sido apresentadas diretamente à ERSAR por outros meios (informal).
Os dados constam do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal - RASARP, edição 2024, que será publicado em breve, na íntegra, pelo regulador.
A ERSAR dá conta ainda de que nos últimos dez anos, a maioria das reclamações é proveniente do livro de reclamações, observando-se uma tendência mais acentuada de crescimento deste canal entre 2016-2018, devido à disponibilização do livro de reclamações eletrónico, que ocorreu em meados de 2017.
A maior percentagem de reclamações recebidas (37%) respeita ao ciclo de faturação (leitura, faturação e cobrança), com questões que são transversais aos três serviços, “mantendo a tendência dos anos anteriores”.
Seguem-se, em número inferior, as reclamações relativas à qualidade do serviço (25%), à ligação e disponibilidade (10%), ao atendimento (10%), ao tarifário (9%) e à contratação (6%).
“A qualidade da água continua a ser o aspeto menos contestado (3%) o que se poderá atribuir a um bom desempenho da generalidade das entidades gestoras no controlo da qualidade da água e na comunicação dos respetivos resultados aos consumidores”, adianta a ERSAR.