
Recolha seletiva cresce 6% na área de atuação da LIPOR em 2022
Em 2022, a LIPOR recebeu no seu Centro de Triagem e Plataformas 14572 toneladas de materiais para reciclagem – plástico e metal, papel e cartão, e vidro –, e na Central de Valorização Orgânica, 4339 toneladas de biorresíduos – resíduos alimentares e resíduos verdes –, provenientes de recolha seletiva porta-a-porta residencial e de proximidade com acesso condicionado.
Estes valores representam um crescimento de 6% relativamente ao ano 2021. O encaminhamento das 18911 toneladas para valorização permitiu evitar a emissão de 11934 toneladas de CO2, “o que representa o equivalente à circulação de 4500 automóveis num ano”, exemplifica a Lipor.
“Estes resultados são fruto do forte investimento e da aposta que a LIPOR e os Municípios associados desenvolveram e vão continuar a desenvolver na implementação e alargamento destes Sistemas de Recolha Seletiva, com vista a maximizar e incrementar a quantidade e qualidade de materiais a enviar para reciclagem, tornando-os + cómodos, + próximos, + funcionais e + sustentáveis, onde reciclar é cada vez mais fácil”, refere a entidade em comunicado.