Regantes defendem “barragem grande” no rio Tejo

Regantes defendem “barragem grande” no rio Tejo

Ideia foi lançada pelo presidente da Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG), José Núncio, em Évora, à margem de uma reunião europeia de entidades gestoras da água. 

O responsável, citado pela agência Lusa, alertou que a situação do Tejo é "um caso gritante" em que é necessário armazenar mais água, pois, não existe "capacidade nenhuma de retenção" neste rio.

"Apenas temos capacidade de reter 20% das afluências médias anuais no rio Tejo, que é o nosso maior rio", mas, mesmo estes 20%, são armazenados na barragem de Castelo de Bode, ou seja, "é água para Lisboa, tem um uso muito específico e muito reservado", disse José Núncio.

E acrescentou que esta reserva é conseguida através da barragem que é no rio Zêzere, "portanto, no Tejo não temos reserva nenhuma de água", lamentou, defendendo que "é fundamental uma barragem grande no Tejo", a qual está estudada e poderia ser "no Ocreza, afluente do Tejo".

Para a FENAREG, que assume até 2025 a presidência da European Union of Water Management Associations (EUWMA), as questões da quantidade de água estão na ordem do dia.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.