REN anuncia conclusão de maior projeto de captação de energia renovável dos últimos 20 anos
energia

REN anuncia conclusão de maior projeto de captação de energia renovável dos últimos 20 anos

A REN colocou em funcionamento, no final de 2024, o Eixo Ferreira - Ourique – Tavira, o maior projeto de captação e escoamento de energia renovável realizado pela empresa nas últimas duas décadas. De acordo com a REN, este empreendimento assume um papel central na estratégia nacional de transição energética e no cumprimento das metas do Plano Nacional Energia e Clima (PNEC) 2030.

Localizado no Baixo Alentejo e Algarve, o projeto inclui 150 quilómetros de novas linhas elétricas — a maior extensão consecutiva construída pela REN em 20 anos —, mais de 400 novos apoios, uma nova subestação em Panóias e a ampliação das subestações de Ferreira do Alentejo e Ourique.

A construção decorreu ao longo de 24 meses e terminou com a entrada em serviço do eixo em dezembro passado, abrangendo os concelhos de Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Ourique, Almodôvar, Loulé e Tavira.

Este é o primeiro de vários projetos de grande dimensão que a empresa irá implementar “para reforço da rede e dos níveis de segurança de operação e abastecimento” do Sistema Elétrico Nacional, segundo indica a REN. A iniciativa tem como objetivo preparar a infraestrutura elétrica para a integração de nova produção renovável, especialmente de origem fotovoltaica, contribuindo assim para a descarbonização do setor.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.