
REN anuncia conclusão de maior projeto de captação de energia renovável dos últimos 20 anos
A REN colocou em funcionamento, no final de 2024, o Eixo Ferreira - Ourique – Tavira, o maior projeto de captação e escoamento de energia renovável realizado pela empresa nas últimas duas décadas. De acordo com a REN, este empreendimento assume um papel central na estratégia nacional de transição energética e no cumprimento das metas do Plano Nacional Energia e Clima (PNEC) 2030.
Localizado no Baixo Alentejo e Algarve, o projeto inclui 150 quilómetros de novas linhas elétricas — a maior extensão consecutiva construída pela REN em 20 anos —, mais de 400 novos apoios, uma nova subestação em Panóias e a ampliação das subestações de Ferreira do Alentejo e Ourique.
A construção decorreu ao longo de 24 meses e terminou com a entrada em serviço do eixo em dezembro passado, abrangendo os concelhos de Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Ourique, Almodôvar, Loulé e Tavira.
Este é o primeiro de vários projetos de grande dimensão que a empresa irá implementar “para reforço da rede e dos níveis de segurança de operação e abastecimento” do Sistema Elétrico Nacional, segundo indica a REN. A iniciativa tem como objetivo preparar a infraestrutura elétrica para a integração de nova produção renovável, especialmente de origem fotovoltaica, contribuindo assim para a descarbonização do setor.