REN pede adiamento na entrega do relatório sobre apagão de 28 de abril, informa ERSE
energia

REN pede adiamento na entrega do relatório sobre apagão de 28 de abril, informa ERSE

A REN – Redes Energéticas Nacionais solicitou à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) o adiamento da entrega do relatório sobre o apagão que afetou Portugal continental, Espanha e parte de França no dia 28 de abril. Em resposta, o regulador alargou o prazo por mais 10 dias, fixando a data-limite para 28 de maio, conforme noticiado pela agência Lusa.

Como relata a notícia da Lusa, inicialmente, o relatório deveria ser entregue até 18 de maio, num prazo de 20 dias úteis. Com a extensão, o período passa a ser de 30 dias. Segundo fonte oficial da ERSE, “a REN solicitou o adiamento da entrega do relatório sobre o Incidente de Grande Impacto (IGI), para recolher informação que não tinha tido possibilidade de aceder, para a data-limite estabelecida para a solicitação da classificação de Evento Excecional (30 dias).”

Do lado da REN, foi explicado que “a prorrogação está prevista e foi pedida devido à complexidade dos dados a analisar. O objetivo da REN é entregar um relatório tão detalhado e informativo quanto possível.”

Lembre-se que a investigação do evento está a cargo da Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade (ENTSO-E), que classificou o apagão como excecional e grave. O grupo de peritos deverá elaborar um relatório factual até 28 de outubro deste ano, que servirá de base para o relatório final, previsto para setembro de 2026.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.