
REN pede adiamento na entrega do relatório sobre apagão de 28 de abril, informa ERSE
A REN – Redes Energéticas Nacionais solicitou à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) o adiamento da entrega do relatório sobre o apagão que afetou Portugal continental, Espanha e parte de França no dia 28 de abril. Em resposta, o regulador alargou o prazo por mais 10 dias, fixando a data-limite para 28 de maio, conforme noticiado pela agência Lusa.
Como relata a notícia da Lusa, inicialmente, o relatório deveria ser entregue até 18 de maio, num prazo de 20 dias úteis. Com a extensão, o período passa a ser de 30 dias. Segundo fonte oficial da ERSE, “a REN solicitou o adiamento da entrega do relatório sobre o Incidente de Grande Impacto (IGI), para recolher informação que não tinha tido possibilidade de aceder, para a data-limite estabelecida para a solicitação da classificação de Evento Excecional (30 dias).”
Do lado da REN, foi explicado que “a prorrogação está prevista e foi pedida devido à complexidade dos dados a analisar. O objetivo da REN é entregar um relatório tão detalhado e informativo quanto possível.”
Lembre-se que a investigação do evento está a cargo da Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade (ENTSO-E), que classificou o apagão como excecional e grave. O grupo de peritos deverá elaborar um relatório factual até 28 de outubro deste ano, que servirá de base para o relatório final, previsto para setembro de 2026.