Resíduos do Nordeste conclui projeto para melhorar operação de recolha seletiva de biorresíduos
A Resíduos do Nordeste anunciou esta segunda-feira a conclusão da operação de "Adaptação da Estação de Transferência da Terra Fria à Recolha Seletiva de Biorresíduos", projeto realizado no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no valor de mais de 422 mil euros.
O principal objetivo da operação foi criar condições adequadas para a receção e armazenamento de biorresíduos, de modo a garantir que estes, provenientes da recolha seletiva, atendem a padrões mínimos de qualidade necessários para a sua valorização orgânica. Com a conclusão dos investimentos, que incluíram trabalhos de construção, instalação de equipamentos na Estação de Transferência da Terra Fria e o fornecimento de uma viatura e dois semi-reboques para o transporte dos biorresíduos, o Sistema de Gestão de Resíduos do Nordeste possui agora a capacidade de transferir os biorresíduos recolhidos seletivamente na Terra Fria do Nordeste Transmontano, destacou a entidade em comunicado.
Esta adaptação permite aumentar os níveis de reciclagem e reduzir a deposição de resíduos urbanos em aterro, contribuindo para uma gestão mais sustentável dos resíduos e para a preservação do meio ambiente.
O projeto foi financiado pelo Fundo de Coesão em quase 359 mil euros, correspondendo a uma taxa de cofinanciamento de 85%.