Revisão em baixa do leilão de eólicas offshore visa evitar impacto na tarifa dos consumidores
energia

Revisão em baixa do leilão de eólicas offshore visa evitar impacto na tarifa dos consumidores

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, reforçou esta quarta-feira que uma possível revisão em baixa da capacidade do próximo leilão de eólicas offshore tem como objetivo evitar que o impacto se reflita na tarifa dos consumidores.

“Estamos a estudar o valor ideal. O valor ideal é o valor que nos permite continuar a acompanhar toda a evolução tecnológica, que nos permita começar a criar uma cadeia de valor industrial, mas que não seja demasiado volumoso em termos de investimento para evitar ir à tarifa. A tarifa somos todos nós a pagar todos os meses, todos nós consumidores”, disse Maria da Graça Carvalho.

A ministra do Ambiente e da Energia, que falava à agência Lusa à margem da Cimeira Europeia Concordia, no Porto, apontou uma decisão para meados de julho, altura em que lhe será entregue um relatório final.

“Estou à espera dos cálculos que os peritos […] estão a fazer. Penso que podemos ir um pouco abaixo dos 2 GW, mas vamos ver. Se me disserem que são os 2 GW e que abaixo disso não tem efeito, reconsideraremos […]. Vamos aguardar”, referiu.

Na segunda-feira, em declarações aos jornalistas à margem da Cimeira de Energia de Lisboa, Maria da Graça Carvalho admitiu que a capacidade será revista “em baixo” face ao perspetivado pelo anterior executivo.

“Estavam inicialmente previstos os 10 gigawatts (GW)”, depois passaram para 2 GW. Estamos a tentar baixar para que o valor não tenha tanta reflexão nos custos no consumidor”, disse.

Maria da Graça Carvalho explicou que o executivo está “a estudar com a REN e a ERSE [Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos] o cenário e o valor, a quantidade”.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.