Ruben Fernandes aponta gestão das descargas de tempestade como maior desafio da nova Diretiva das Águas Residuais Urbanas
Ruben Fernandes, Administrador Executivo da Águas e Energia do Porto, destacou que o maior desafio imposto pela nova Diretiva das Águas Residuais Urbanas reside na gestão das descargas de tempestade. De acordo com Ruben Fernandes é necessário conhecer muito bem a rede e caracterizar as descargas, especialmente em períodos de chuva torrencial, para limitar estas situações a 2% da carga anual tratada, um objetivo bastante ambicioso “para o qual nenhuma entidade gestora em Portugal está preparada.
Para ultrapassar estas dificuldades, Ruben Fernandes sublinhou a obrigatoriedade de elaborar planos integrados de gestão de águas residuais urbanas. Na Águas e Energia do Porto, iniciativas como o programa integrado para a gestão e redução de influências indevidas e o projeto "Porto Mais Permeável" já estão em curso. Estas medidas, além de contribuirempara os objetivos da diretiva, também ajudam a recarregar aquíferos e a aumentar as reservas hídricas do país.
Ruben Fernandes participou como orador no Painel XIII – ‘Diretiva das Águas Residuais Urbanas: o que aí vem’, da 19.ª Expo Conferência da Água, que arrancou esta quinta-feira, 28 de novembro.
O painel teve ainda como oradores José Saldanha Matos, Professor no Instituto Superior Técnico/Presidente da Parceria Portuguesa para a Água (PPA); Maria João Rosa, Coordenadora da área de Qualidade, Tratamento e Reutilização de Água (LNEC/NES); Ana Margarida Luís, Presidente do Conselho de Administração da AdP VALOR; e Diogo Talone, COO Água na Veolia Portugal.
A moderação ficou a cargo de Leonor Amaral, Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
A 19.ª Expo Conferência da Água é uma iniciativa integrada na Semana de Ambiente, organizada pelo Grupo About Media e pelo Jornal Água&Ambiente, que decorre esta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de novembro. Da edição deste ano fazem ainda parte o 12.º Fórum Energia, que teve lugar nos dias 26 e 27 de novembro, e o 17.º Fórum Resíduos, que encerra a Semana de Ambiente nos dias 2 e 3 de dezembro.