Simplificação regulatória é essencial para uma reciclagem mais competitiva
Manuel Simões, Diretor-Geral da ECODEAL, destacou que os maiores desafios para a reciclagem em Portugal passam pela simplificação dos licenciamentos e pela imposição de quotas obrigatórias de incorporação de materiais reciclados em produtos. "Uma licença ambiental de uma instalação de reciclagem é muito complexa, demora bastante tempo. Convinha criar procedimentos simplificados para acelerar esses investimentos e fomentar a rentabilidade da indústria da reciclagem", afirmou.
Sobre as metas nacionais, Manuel Simões alertou que "os portugueses têm que tirar do aterro 2,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos até 2030 e nos resíduos industriais um milhão de toneladas por ano que não podem continuar a ser depositados". O especialista reforçou ainda a importância de apostar em biorresíduos, plásticos e resíduos de construção e demolição para fortalecer o setor.
Manuel Simões participou como orador no painel XIV – ‘Alavancar a indústria da reciclagem’, do 18.º Fórum Resíduos, que teve início esta segunda-feira, dia 2 de dezembro.
O debate teve ainda como oradores Sandra Silva, COO Resíduos Veolia Portugal; e Luís Realista, Administrador na AVE – Gestão Ambiental e Valorização Energética.
A moderação ficou a cargo de Graça Martinho, Professora Catedrática da NOVA FCT.
O 18.º Fórum Resíduos é uma iniciativa integrada na Semana de Ambiente, organizada pelo Grupo About Media e pelo Jornal Água&Ambiente, que decorre esta segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de dezembro. Da edição deste ano fazem ainda parte o 12.º Fórum Energia, que teve lugar nos dias 26 e 27 de novembro, e a 19.ª Expo Conferência da Água, que decorreu nos dias 28 e 29 de novembro.