
Sistema de Depósito e Reembolso terá apenas um operador a nível nacional
O Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) de embalagens de bebidas não reutilizáveis vai ter apenas um operador a nível nacional, revelou o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, em entrevista ao Jornal Água&Ambiente.
De acordo com Duarte Cordeiro, com a revisão do UNILEX, que o Governo quer concluir ainda este semestre, resultará a definição do operador do SDR.
Questionado quanto ao papel dos municípios neste novo sistema, o ministro do Ambiente revela que aqueles terão de ser integrados, uma vez que está em causa um sistema de fluxos específicos que redireciona fluxos anteriormente geridos pelos municípios e que faziam parte das suas receitas: “Ou seja, há a possibilidade de os municípios gerirem o sistema em baixa com o operador ou de o operador gerir o sistema em alta e em baixa, e, portanto, poder ser ele a gerir a rede em cada município. As duas possibilidades vão existir. Obrigará a que o operador fale com os municípios no sentido de procurar qual é o melhor modelo para cada território”, esclarece Duarte Cordeiro.
Leia toda a entrevista na edição de maio do Jornal Água&Ambiente.