Só 12 dos 195 países que assinaram Acordo de Paris apresentaram planos nacionais
ambiente

Só 12 dos 195 países que assinaram Acordo de Paris apresentaram planos nacionais

Até agora, só 12 dos 195 países que assinaram o Acordo de Paris sobre o Clima, firmado em 2015, apresentaram os respetivos planos nacionais para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa até 2035.

O prazo de apresentação dos planos terminou ontem, 10 de fevereiro, e a maioria não vai cumpri-lo, indicou a Organização das Nações Unidas (ONU), citada em comunicado pela Lusa.

Esses países representam apenas 16,2% das emissões mundiais de dióxido de carbono - o principal gás com efeito de estufa -, uma percentagem quase igual à que provém dos Estados Unidos, onde o atual Presidente, Donald Trump, já descartou o plano apresentado pelo Governo do seu antecessor, Joe Biden.

Além dos Estados Unidos, os únicos grandes emissores a apresentar objetivos para 2035 foram o Brasil, o Reino Unido e os Emirados Árabes Unidos.

Estes planos - oficialmente designados como Contributos Nacionalmente Definidos (NDC, na sigla em inglês) - são o principal mecanismo do histórico acordo internacional.

De cinco em cinco anos, os países devem apresentar planos quinquenais novos e mais sólidos que descrevam os seus planos voluntários para limitar ou reduzir as emissões de gases com efeito de estufa resultantes da queima de carvão, petróleo e gás natural.

As mais recentes versões, indica a ONU, devem ser compatíveis com o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento a longo prazo a 1,5 graus celsius (ºC) acima da era pré-industrial.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.