SPV reforça investimento e apoia 39 projetos para incentivar reciclagem de vidro
resíduos

SPV reforça investimento e apoia 39 projetos para incentivar reciclagem de vidro

A Sociedade Ponto Verde (SPV) vai financiar 39 iniciativas destinadas a promover a reciclagem de embalagens de vidro, num investimento que ultrapassa os 707 mil euros — o valor mais elevado alguma vez atribuído no âmbito do programa Juntos a reciclar ++, anunciou a entidade em comunicado.

Ao todo, foram aprovadas 33 candidaturas, submetidas por Câmaras Municipais, sistemas de gestão de resíduos urbanos e empresas municipais de todo o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Face às metas definidas para os próximos anos — 65% de reciclagem do vidro até 2025 e 70% até 2030 — a SPV decidiu aumentar o apoio financeiro inicialmente previsto para este ano, que era de 600 mil euros. Em 2024, o programa tinha contado com 500 mil euros.

“Acreditamos que só com o envolvimento das comunidades locais, dos sistemas de resíduos e dos cidadãos será possível acelerar o ritmo”, afirmou Ana Trigo Morais, presidente executiva da SPV, sublinhando a importância de “respostas adaptadas a cada realidade”.

Este ano, a seleção dos projetos deu especial atenção ao setor da hotelaria, restauração e cafetaria, um dos principais canais de consumo de embalagens de vidro, que continua a ser o material mais distante dos objetivos de reciclagem definidos.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.