STCP reforça frota com 48 novas viaturas 100% elétricas

STCP reforça frota com 48 novas viaturas 100% elétricas

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto acaba de reforçar a sua frota com 48 novos autocarros 100% elétricos e a instalação de uma estação de carregamento elétricaconstituída por 24 carregadores duplos na Estação de Recolha da Via Norte. Estes 48 novos autocarros vêm juntar-se aos atuais 20 autocarros 100% elétricos que a empresa já tinha, "o que se traduz numa redução de emissões de CO2 de cerca de 4.000 ton/ano, permitindo substituir 24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota com mais 24 novas viaturas energeticamente limpas", referiu a STCP em comunicado. 

A frota da operadora passa a contabilizar um total de 468 autocarros, sendo o mix energético composto por 71,2% CNG, 14,5% eletricidade e 14,3% diesel.

"Os 48 novos veículos 100% elétricos (tipologia standard de 12 metros) garantem uma autonomia de 370 Km e uma lotação de 87 passageiros. O acesso para clientes de mobilidade reduzida e para carrinhos de bebé é realizado através da porta dianteira, que conta com a instalação de uma rampa manual", esclarece ainda a nota de imprensa. 

A aquisição destas viaturas corresponde a um investimento de cerca de 19 260 000,00 euros, parcialmente financiado pelo PRR.

O evento de apresentação dos 48 autocarros, realizado na Estação de Recolha da Via Norte, contou com a participação do presidente da AMP – Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues e altos representantes das seis autarquias acionistas da operadora, nomeadamente Rui Moreira, presidente da CM Porto, António Silva Tiago, presidente da CM Maia, Marco Martins, presidente da CM Gondomar, e Carlos Mouta, vice-presidente da CM Matosinhos.

Estiveram também presentes representantes do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes e os elementos do Conselho de Administração da STCP.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.