
Tabaqueira inaugura parque fotovoltaico e investiu 13 milhões em eficiência energética
Foi oficialmente iniciada a 15 de janeiro a construção da nova central fotovoltaica da Tabaqueira, localizada em Albarraque, Sintra.
Com um investimento de 3,4 milhões de euros, o novo parque, com uma área de 50.000m2 e composto por quase 8.000 painéis fotovoltaicos, terá uma capacidade produtiva de 5,1 MWp, permitindo gerar 40% da eletricidade total que a fábrica da Tabaqueira consome anualmente.
“Este salto na eficiência energética reduzirá significativamente a dependência da Tabaqueira de fontes externas de energia, mitigando a pegada carbónica em 1.300 toneladas anuais de CO2. No total, desde 2019, a Tabaqueira já investiu €13 milhões em diversos projetos e iniciativas de melhoria da eficiência energética e industrial da sua operação”, informa a empresa em comunicado.
Na cerimónia marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que disse que “a Tabaqueira é um agente fundamental do concelho, contribuindo para o desenvolvimento económico de Sintra e do País, gerando valor, exportando, investindo, criando emprego e inovação, colocando no centro da sua estratégia o compromisso com a sustentabilidade”.
“A construção desta nova central fotovoltaica é um passo importante não apenas para a Tabaqueira, mas para todo o concelho de Sintra. Este investimento simboliza a união entre o progresso económico e a responsabilidade ambiental e social”, acrescentou o edil.
Citado em comunicado, Marcelo Nico, Diretor-Geral da Tabaqueira, afirmou que “este novo investimento em Portugal demonstra o compromisso sério que temos para com o País. Estamos a falar de uma fábrica que permite posicionar-nos como o 8º maior exportador nacional e que é o ponto central de uma cadeia de valor muito ampla, que impacta cerca de 50 mil pessoas em todo o território. Temos vindo, continuamente desde 2010, a investir em tecnologia de ponta e na eficiência energética desta unidade industrial”.