Tavira, Olhão e Alcoutim recebem 6,5 milhões do PRR para reduzir perdas de água

Tavira, Olhão e Alcoutim recebem 6,5 milhões do PRR para reduzir perdas de água

Três municípios algarvios, Tavira, Olhão e Alcoutim, acabam de receber aprovação de candidaturas, no valor de mais de 6,5 milhões de euros (6 576 166,88), para apoios à redução das perdas de água nos respetivos concelhos.

O apoio integra-se na Medida SM1 – Reduzir Perdas de Água no Setor Urbano, enquadrada no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

As três candidaturas "dizem respeito à renovação de troços de condutas com elevados níveis de perdas reais de água. As obras a realizar irão permitirá obter valores significativos de eficiência hídrica, já que vão reabilitar 32,5 km de rede, permitindo uma redução de 281 465 m3/ano volume de perdas reais", anunciou esta sexta-feira a  AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve.

 Até ao momento, segundo a AMAL, através da Medida SM1, já foram lançados 3 Avisos, aprovadas 33 candidaturas em 13 municípios algarvios, a que correspondem 25,83 milhões de euros e 95 empreitadas e aquisição de serviços, sendo que na grande maioria dos casos as obras já estão a decorrer.

As candidaturas apresentadas são analisadas e aprovadas por uma Comissão de Gestão, que integra elementos da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), da Administração da Região Hidrográfica do Algarve - Agência Portuguesa do Ambiente (ARH-Algarve/ APA) e da Universidade do Algarve.

Medida SM1, gerida pela AMAL (através de um contrato de financiamento no valor de 43,9 milhões de euros, celebrado com a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”), integra três vertentes: Requalificação das redes de abastecimento de água; Instalação de zonas de medição; Controlo e criação de zonas de pressão controlada.

No final da sua execução, até 2026, prevê-se que estejam reabilitados 125 km de rede de abastecimento de água em baixa e que se contribua para uma redução de 2hm3 na procura de água nos sistemas naturais.

Lembre-se que esta medida integra o Plano de Eficiência Hídrica no Algarve, que está enquadrado no PRR, é coordenado pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, sendo composto por seis medidas.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.