TETRA PAK AUMENTA PORTFÓLIO DE EMBALAGENS DE  CARTÃO COM MATÉRIA-PRIMA RECICLADA NA EUROPA

TETRA PAK AUMENTA PORTFÓLIO DE EMBALAGENS DE CARTÃO COM MATÉRIA-PRIMA RECICLADA NA EUROPA

A empresa expandiu o seu portfólio de soluções para cobrir novos formatos, categorias de produtos e geografias, com o objetivo de aumentar o conteúdo reciclado das suas embalagens de bebidas através da utilização de polímeros reciclados certificados.

A Tetra Pak fez novos progressos na utilização de materiais reciclados nas suas embalagens, com a ampliação da sua oferta de soluções de embalagem com polímeros reciclados certificados em novos formatos, categorias de produtos e geografias.

A expansão representa um marco fundamental no percurso da empresa em direção a um portfólio de embalagens circular, através da transformação de resíduos em novos recursos e da redução da dependência da indústria na utilização de matéria-prima de origem fóssil.  Este marco surge num momento crucial, tendo em conta a recente proposta da Comissão Europeia para a criação de um Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR).

Enquanto a indústria procura formas de apoiar os objetivos do Pacto Verde da UE sobre o clima, circularidade e sistemas alimentares resilientes, as embalagens de cartão para bebidas com polímeros reciclados certificados já se encontram nas prateleiras dos supermercados de toda a Europa:

  • Emmi, o líder do mercado suíço de lacticínios, introduziu recentemente a primeira embalagem de cartão para bebidas do mundo feita com polímeros reciclados certificados. A sua bebida de leite Good Day, embalada em embalagens de cartão Tetra Top® 1000 Base, está nas prateleiras desde o final de 2022 e reflete os objetivos de circularidade ambiciosos da Emmi - que incluem a utilização de pelo menos 30% de materiais reciclados em todas as suas embalagens até 2027.
  • Em fevereiro de 2023, o Lactalis Group, líder mundial em produtos lácteos, renovou as embalagens das suas natas orgânicas das marcas Bridélice e Président, através das embalagens de cartão Tetra Brik® Aseptic, que utilizam polímeros reciclados certificados na embalagem - uma estreia em França. Esta evolução sustenta os esforços do Lactalis Group para promover soluções inovadoras em direção a uma economia mais circular.

Estas colaborações juntam-se a parcerias de sucesso, como a realizada com a Elvir, uma subsidiária da Savencia Fromage & Dairy. A empresa introduziu, em 2022, na sua marca Elle & Vire, uma tampa para embalagens de cartão para bebidas, que utiliza polímeros reciclados certificados.

A produção de plástico fóssil irá aumentar 10,8% entre 2021 e 2025. Enquanto isso, 86% dos consumidores estão preocupados com a utilização do plástico e o seu impacto no ambiente, e acreditam que a utilização de plástico reciclado é uma das melhores formas de enfrentar este desafio. Como tal, os consumidores começaram a agir em conformidade com esta preocupação, optando por exemplo no último anoiii, por comprar mais produtos, ou embalagens feitas de material reciclado.

Ola Elmqvist, Executive Vice President Packaging Solutions, da Tetra Pak, afirma: "Atualmente, a elevada proporção de materiais renováveis nas embalagens de cartão da Tetra Pak ajuda a obter uma pegada de carbono mais reduzida do que muitas outras opções de embalagem. Mas queremos ir mais longe, reduzindo continuamente a dependência de materiais virgens de origem fóssil e mantendo os materiais em circulação, em parceria com os nossos clientes". Ações como estas refletem o nosso compromisso com os interesses e expectativas dos diferentes intervenientes, desde os fabricantes de alimentos e bebidas aos consumidores e decisores políticos. Acreditamos também estar alinhados com a ambição da proposta da Comissão Europeia PPWR, bem como com a intenção, de toda a indústria, de acelerar inovações sustentáveis e promover a disponibilidade de alimentos seguros em todo o mundo.”

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.