Tetra Pak e Braval juntam escolas para aumentar a reciclagem em Braga
A Tetra Pak, em parceria com a Braval, acaba de lançar o projeto-piloto ‘Sempre a reciclar na tua escola’, que pretende sensibilizar alunos, professores e auxiliares para a reciclagem das embalagens de cartão para bebidas no ecoponto amarelo.
Numa primeira fase, dez escolas do 1.º ciclo, localizadas nos seis municípios onde a Braval atua (Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Amares, Vila Verde e Terras de Bouro), vão participar na iniciativa, que decorre ao longo do ano letivo 2024-2025.
Ingrid Falcao, Sustainability Manager da Tetra Pak Iberia, refere, em comunicado, que “com a decisão de avançar com o projeto-piloto, de forma a promover a reciclagem entre as comunidades escolares, era necessário encontrar um parceiro com o mesmo entusiasmo da Tetra Pak. A escolha recaiu sobre a Braval, que ajudou a Tetra Pak a encontrar as dez escolas do 1.º ciclo, numa região com uma população jovem que, tenho a certeza, fará toda a diferença para conseguirmos aumentar as taxas de reciclagem deste tipo de embalagens em Portugal”.
Pedro Machado, Diretor Geral Executivo da Braval, salienta que a parceria entre a Braval e a Tetra Pak “é uma mais-valia para a nossa missão de sensibilizar, cada vez mais, para importância da separação de embalagens e, assim, atingirmos as metas de reciclagem. A escolha da Braval é para nós uma honra e um reconhecimento do nosso trabalho. Este projeto-piloto dará com certeza bons frutos”.
Nas escolas, o consumo de embalagens de leite e de sumos é muito elevado. Deste modo, serão entregues contentores personalizados e sacos para facilitar a recolha e armazenamento.
Cada estabelecimento de ensino, recolhe e armazena as embalagens separadas, e solicita a recolha à Braval. A Tetra Pak terá acesso à informação das embalagens recolhidas em cada escola que, ao participar, vai receber vales-oferta para melhorar o perfil ambiental da escola.
Aos professores e responsáveis do projeto-piloto caberá acompanhar e relembrar a participação de todos, encontrando a melhor forma para que as embalagens possam chegar ao destino final: o ecoponto amarelo.