União Europeia aprova auxílios estatais no valor de 6,9 mil milhões de euros para impulsionar hidrogénio verde
A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira ter aprovado 6,9 mil milhões de euros em auxílios estatais para projetos de infraestruturas destinados a aumentar o fornecimento de hidrogénio renovável. O auxílio concedido por sete países, entre os quais Portugal, deverá desbloquear um montante adicional de 5,4 mil milhões de euros em investimentos privados, com 32 empresas a participar em 33 projectos, segundo a Comissão, sendo que os projectos apoiarão a implantação de electrolisadores em grande escala para produzir hidrogénio renovável e condutas para o seu transporte.
O apoio financeiro contribuirá igualmente para o desenvolvimento de instalações de armazenamento de hidrogénio em grande escala e para a construção de terminais de manuseamento e infraestruturas portuárias para transportar hidrogénio líquido.
"Esta iniciativa irá criar os primeiros agrupamentos de infraestruturas regionais em vários Estados-Membros e preparar o terreno para futuras interligações em toda a Europa, em conformidade com a Estratégia Europeia para o Hidrogénio", afirmou a Comissária Europeia Margrethe Vestager.
A aprovação da ajuda concedida pela França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal e Eslováquia marca o terceiro "projeto importante de interesse comum europeu" destinado ao hidrogénio.