União Europeia aprova auxílios estatais no valor de 6,9 mil milhões de euros para impulsionar hidrogénio verde

União Europeia aprova auxílios estatais no valor de 6,9 mil milhões de euros para impulsionar hidrogénio verde

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira ter aprovado 6,9 mil milhões de euros em auxílios estatais para projetos de infraestruturas destinados a aumentar o fornecimento de hidrogénio renovável. O auxílio concedido por sete países, entre os quais Portugal, deverá desbloquear um montante adicional de 5,4 mil milhões de euros em investimentos privados, com 32 empresas a participar em 33 projectos, segundo a Comissão, sendo que os projectos apoiarão a implantação de electrolisadores em grande escala para produzir hidrogénio renovável e condutas para o seu transporte.

O apoio financeiro contribuirá igualmente para o desenvolvimento de instalações de armazenamento de hidrogénio em grande escala e para a construção de terminais de manuseamento e infraestruturas portuárias para transportar hidrogénio líquido.

"Esta iniciativa irá criar os primeiros agrupamentos de infraestruturas regionais em vários Estados-Membros e preparar o terreno para futuras interligações em toda a Europa, em conformidade com a Estratégia Europeia para o Hidrogénio", afirmou a Comissária Europeia Margrethe Vestager.

A aprovação da ajuda concedida pela França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal e Eslováquia marca o terceiro "projeto importante de interesse comum europeu" destinado ao hidrogénio.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.