Vila Nova de Famalicão vai ter uma central solar fotovoltaica de 49 MW

Vila Nova de Famalicão vai ter uma central solar fotovoltaica de 49 MW

A BNZ, produtora de energia que desenvolve, constrói e opera projetos solares fotovoltaicos, estabeleceu uma parceria com a GRS, empresa de construção EPC solar do Grupo Gransolar, para a construção de uma central solar fotovoltaica no concelho de Vila Nova de Famalicão, com uma capacidade total de 49 MWp.

Esta será a primeira central da BNZ em Portugal, sendo que a empresa espera instalar uma capacidade de cerca de 600 MWp até 2026.

No total, os planos da BNZ incluem o desenvolvimento de um portefólio agregado de mais de 1,7 GW de energia solar fotovoltaica no sul da europa até ao final de 2026.

Este projeto será capaz de abastecer cerca de 14.000 casas com energia limpa, o que segundo a empresa, “irá evitar a emissão de 21.500 toneladas de CO2 equivalente por ano, o que representa cerca de 18.000 viagens de carro de ida e volta entre Lisboa e Paris”.

A BNZ estima que este projeto irá levar à criação de entre 61 e 72 postos de trabalho diretos e indiretos até 2025, altura em que a central irá entrar em operação.

 A GRS será responsável pela construção da central, em colaboração com a Triple Watt, um grupo empresarial português dedicado ao desenvolvimento de projetos de produção de energia limpa e renovável, que participa no processo como responsável pela engenharia.

Em comunicado, o diretor executivo da BNZ, Luís Selva, afirma que “este é o resultado do trabalho que temos desenvolvido nos últimos meses com o concelho de Vila Nova de Famalicão para garantir que a promoção de um futuro mais sustentável avança de mãos dadas com o desenvolvimento das comunidades locais”. Na mesma linha, Iván Higueras, CEO do Grupo Gransolar, destacou a relevância desta colaboração com a BNZ na promoção da energia fotovoltaica na Península Ibérica.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.