
Vimioso investe 4,2 milhões em aproveitamento hidroagrícola
O presidente da Câmara de Vimioso anunciou um investimento de mais de 4,2 milhões de euros destinados ao Aproveitamento Hidroagrícola de Santulhão, que vai abranger mais de 185 hectares de terreno e servir 115 unidades de rega.
“Esta obra tem um valor estimado de mais de 4,2 milhões de euros e tem um financiamento de 3. 969.000 euros, sendo comparticipada em 93% por fundos dos cofres do Estado e os restantes 298 mil euros financiados diretamente pelo município, que representam 7% do investimento total. O concurso não terá de ser internacional e por isso estimamos que no início de 2026, as máquinas já estejam no terreno”, avançou à agência Lusa António Santos.
Após a conclusão do empreendimento hidroagrícola, a infraestrutura e canais de rega serão geridos pela Junta de Agricultores de Santulhão.
De acordo com o autarca deste município do distrito de Bragança, o projeto começou a ganhar forma ainda no decurso do Estado Novo, passando por diversos constrangimentos e promessas não cumpridas, tendo esta autarquia obtido um financiamento vindo do Ministério da Agricultura.
“Este projeto hidroagrícola poderia e deveria estar mais avançado. Os estudos para a construção desta barragem tiveram o seu início durante o Estado Novo, passou o período do 25 de Abril, e já passou por muitos governos e só agora é que foi conseguido o seu financiamento”, frisou António Santos.
“O estudo prévio já foi elaborado. De momento o procedimento concursal para elaboração da obra será submetido a reunião de Câmara no dia 12 de abril e depois decorrerá durante dois a três meses, bem como a execução do projeto. Sendo assim, esperamos que as obras arranquem em fevereiro de 2026, mas não podemos avançar com datas em rigor,” adiantou.