
ZERO vai propor ao Governo a redução da colocação de um milhão de toneladas de resíduos urbanos em aterro
A ZERO – Associação Sistema Terreste Sustentável reúne esta quinta-feira, 23 de janeiro, com o Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, para discussão da proposta apresentada ao Governo pela ZERO, visando reduzir em três anos a colocação de um milhão de resíduos urbanos em aterro e duplicar em 5 anos a taxa de reciclagem, de forma a fazer face à emergência ambiental decorrente do elevado grau de enchimento dos aterros.
As propostas da ZERO passam por dois conjuntos de medidas: a primeira, o desvio de um milhão de toneladas de resíduos urbanos (RU) de aterro em três anos, através das unidades de Tratamento Mecânico e Biológico (TMB); a segunda, passa pelo aumento da reciclagem, no mínimo para o dobro, através da implementação alargada de recolha seletiva com modelos de alta eficiência (até cinco anos).
Na reunião também serão abordadas as propostas da ZERO para a melhoria da recolha seletiva de frigoríficos. A associação vai propor a criação de incentivo financeiro para os consumidores que devolverem o frigorífico velho quando recebem o novo e a fiscalização da gestão das operações ilegais de gestão de frigoríficos em fim de vida, através de sistemas de GPS.