ZERO vai propor ao Governo a redução da colocação de um milhão de toneladas de resíduos urbanos em aterro
resíduos

ZERO vai propor ao Governo a redução da colocação de um milhão de toneladas de resíduos urbanos em aterro

A ZERO – Associação Sistema Terreste Sustentável reúne esta quinta-feira, 23 de janeiro, com o Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, para discussão da proposta apresentada ao Governo pela ZERO, visando reduzir em três anos a colocação de um milhão de resíduos urbanos em aterro e duplicar em 5 anos a taxa de reciclagem, de forma a fazer face à emergência ambiental decorrente do elevado grau de enchimento dos aterros.

As propostas da ZERO passam por dois conjuntos de medidas: a primeira, o desvio de um milhão de toneladas de resíduos urbanos (RU) de aterro em três anos, através das unidades de Tratamento Mecânico e Biológico (TMB); a segunda, passa pelo aumento da reciclagem, no mínimo para o dobro, através da implementação alargada de recolha seletiva com modelos de alta eficiência (até cinco anos).

Na reunião também serão abordadas as propostas da ZERO para a melhoria da recolha seletiva de frigoríficos. A associação vai propor a criação de incentivo financeiro para os consumidores que devolverem o frigorífico velho quando recebem o novo e a fiscalização da gestão das operações ilegais de gestão de frigoríficos em fim de vida, através de sistemas de GPS.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.