A problemática dos plásticos de uso agrícola

A problemática dos plásticos de uso agrícola

Muito se te falado dos impactes dos plásticos e dos microplásticos no mar e na vida marinha, mas pouco sobre os seus efeitos em terra. Também se fala muito sobre as embalagens de plástico de uso único, mas pouco sobre os plásticos de uso agrícola.

Em Portugal, a utilização de plásticos na agricultura aumentou muito nos últimos devido às grandes extensões de áreas cobertas com estufas, túneis e coberturas de solo com filmes plásticos. Isto veio agravar o já complicado problema que temos com este tipo de resíduos os quais, quer por falta de uma política específica e de um sistema de gestão organizado para a sua gestão, quer pelas dificuldades na sua reciclagem devido ao seu grau de contaminação, acabam por ser depositados em aterros ou permanecer nos terrenos agrícolas, degradando-se em microplásticos.

Para além da degradação estética da paisagem, estes plásticos acabam por poluir os solos e água e transferir-se e acumular-se ao longo de toda a cadeia alimentar, pondo em risco a segurança alimentar e a saúde animal e humana. O problema dos plásticos, para além dos aditivos que contêm e que se vão libertando à medida que se degradam, é que têm a capacidade de adsorver um conjunto terrível de substâncias tóxicas, como os poluentes orgânicos persistentes (POP). Assim, quando ficam nos terrenos, acabam por estar presentes também nos alimentos vegetais e nos organismos (incluindo nós) que os ingerem e ter um efeito toxicológico. Sobre este assunto aconselho a leitura do relatório Assessment of agricultural plastics and their sustainability. A call for action, publicado pela FAO em 2021, (disponível em: https://www.fao. org/3/cb7856en/cb7856en.pdf), que descreve a dimensão do mercado dos plásticos de uso agrícola e os impactes no ambiente, na qualidade dos alimentos e na saúde pública, e alerta para a necessidade de se tomarem medidas urgentes para a resolução deste problema.

Em Portugal também necessitamos com urgência de conhecer a real dimensão do problema da cadeia de valor dos plásticos de uso agrícola, das alternativas bio-base disponíveis no mercado e em que tipo de culturas podem ser aplicadas (e.g. filmes mulch biodegradáveis), os fatores que impedem a reciclagem dos plásticos agrícolas e os possíveis modelos que se podem implementar para a redução e gestão mais circular dos mesmos. Necessitamos de mais investigação sobre o assunto e de políticas específicas que permitam reduzir este grave problema ambiental.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.