Triagem de REEE nos TMB

Triagem de REEE nos TMB

A taxa de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) continua muito baixa, fruto de diversas condicionantes, pelo que se impõe uma alteração significativa do paradigma da gestão deste importante fluxo de resíduos.

Assim, paralelamente com as diversas possibilidades de melhoria da recolha seletiva já identificadas, quer seja através do alargamento da rede existente, do incremento de campanhas de sensibilização, do envolvimento dos operadores de gestão de resíduos (OGR), da fiscalização dos desvios ilegais ou da criação de sistemas de depósito/reembolso (SDR), há ainda outras possibilidades para se aumentarem as quantidades recolhidas. 

Tendo em conta essa perspetiva, uma das entidades gestoras deste fluxo - o Electrão – lançou recentemente um sistema de apoio à triagem de pequenos REEE em unidades de Tratamento Mecânico e Biológico (TMB) de resíduos urbanos.

Com esta medida pretende-se recuperar aqueles pequenos REEE que são colocados inadvertidamente no contentor dos resíduos urbanos indiferenciados e que acabavam por não ser devidamente tratados.

Esta recuperação só é possível porque Portugal possui diversas unidades de TMB, onde podem ser instalados postos de triagem manual destes pequenos REEE, permitindo o encaminhamento posterior para OGR que procedem à sua descontaminação e desmantelamento, contribuindo, assim, para se minorar um pouco o mau desempenho do país nesta área.

Este projeto também inclui a segregação de pequenos REEE a partir das frações metálicas triadas automaticamente nos TMB, sendo essa segregação final feita nos OGR que tratam REEE.

No fundo, a triagem de REEE em unidades de TMB segue a lógica da triagem de embalagens que já é feita nessas instalações, esperando-se que, no futuro, haja uma melhoria dos sistemas de recolha seletiva destes dois fluxos de resíduos (REEE e embalagens) que torne cada vez menos necessário ter de se recorrer à sua triagem a partir dos resíduos urbanos indiferenciados.

Mas, enquanto isso não acontecer, através desta iniciativa do Electrão, teremos mais algumas quantidades de REEE que daqui para a frente, graças ao recurso aos TMB, deixarão de ir para aterro.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.