resíduos

3.º Fórum Biorresíduos: “A recolha de biorresíduos ainda se manifesta bastante insuficiente”, alerta Miguel Nunes

Muito em breve, só a assinatura do Jornal Água&Ambiente Online garantirá leitura deste artigo/conteúdo.

Não perca a melhor informação sobre Energia, Resíduos e Água. Assine aqui.

Apoie a informação plural e independente.

A recolha seletiva de biorresíduos é obrigatória desde 1 de janeiro de 2024, mas os últimos dados disponíveis revelam que os municípios ainda têm um longo caminho a percorrer até atingirem os objetivos ambientais com que Portugal está comprometido.

“Aquilo que nós verificamos na nossa monitorização anual”, observa Miguel Nunes, Vogal do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), “é que a recolha de biorresíduos ainda se manifesta bastante insuficiente”.  

Os últimos dados disponíveis no Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal, relativos ao ano de 2023, traduzem em números este desempenho ainda aquém das expetativas: somente 11% dos alojamentos tinham acesso a este serviço e as 206.733 toneladas de biorresíduos recolhidas seletivamente correspondiam a apenas 5% do total de resíduos urbanos.  

A partilha de boas práticas e a troca de experiências entre profissionais, bem como o acesso a informação de qualidade são aspetos decisivos para alavancar esta recolha, de norte a sul do País, e no próximo dia 5 de junho, a reunião faz-se a norte no 3.º Fórum Biorresíduos para dar respostas a estas necessidades. Dezenas de profissionais, entre técnicos, especialistas e reguladores, juntam-se no mesmo espaço para identificar dificuldades e apontar soluções, ajudando a construir um caminho sustentável para que todos municípios do país agarrem o desafio da década: a recolha seletiva de biorresíduos.    

“As entidades gestoras têm tido alguma dificuldade na sua implementação, pelo que a discussão neste tipo de fóruns, é essencial para conseguirmos atingir as metas a que nos propomos”, observa Miguel Nunes. “No próximo dia 5 de junho, encontramo-nos, no Porto, no 3.º Fórum Biorresíduos”, convida.  

Garanta já o seu lugar!

E aproveite: inscreva-se agora e beneficie de um desconto especial até 20% no valor.    

Para mais informações, siga-nos no LinkedIn!

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.