
Agência Europeia do Ambiente publica relatório de avaliação sobre o 8.º programa de ação
A Agência Europeia do Ambiente (AEA) publicou o relatório de avaliação que faz o balanço dos progressos realizados em relação aos objetivos estabelecidos no âmbito do 8.º Programa de Ação em matéria de Ambiente (PAA).
Este programa estabelece o quadro da política ambiental da UE até 2030. Os progressos são avaliados com base num conjunto de 28 indicadores-chave e objetivos correspondentes em domínios que abrangem a neutralidade climática, uma economia eficiente em termos de recursos, a inversão da perda de biodiversidade e a redução da poluição.
O relatório concluiu que a UE ainda não está no bom caminho para cumprir muitas metas, com progressos limitados em geral em comparação com o último relatório de 2023.
O 8.º PAA reflete a visão do Pacto Ecológico Europeu de fazer da Europa o primeiro continente do mundo com impacto neutro no clima até 2050, “através de uma transição justa que não deixe ninguém para trás. O objetivo é reduzir as emissões líquidas de gases com efeito de estufa (GEE) da UE, bem como bem como aumentar a remoção de carbono no setor do uso do solo, da reafetação do solo e da silvicultura do solo, da reafetação dos solos e das florestas”, lê-se no documento.