Águas do Douro e Paiva lança concurso público para aquisição de serviços de valorização das lamas da ETA de Lever
A Águas do Douro e Paiva lançou um concurso público com vista à aquisição de serviços de valorização das lamas da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Lever, em Vila Nova de Gaia.
De acordo com o anúncio de procedimento publicado a 9 de outubro, em Diário da República, o valor do investimento é de 205 mil euros.
Recorde-se que a ETA de Lever está integrada num complexo localizado em Vila Nova de Gaia, do qual fazem parte as seguintes infraestruturas: três poços de captação em profundidade, duas estações elevatórias, duas subestações de energia, uma captação de água superficial, um reservatório de água bruta e outro de água tratada, uma unidade de pré-tratamento, uma unidade de tratamento de lamas, uma estação elevatória, um laboratório de processo, um centro de educação ambiental e um edifício de exploração.
Na ETA de Lever produzem-se, em média, 270 mil m3 de água por dia para abastecer as regiões do Grande Porto e parte do Vale do Sousa, abrangendo 1,39 milhões de pessoas. A água tratada nesta infraestrutura é captada na albufeira de Crestuma-Lever (rio Douro).