Apagão: Governo português pede auditoria independente à UE
energia

Apagão: Governo português pede auditoria independente à UE

Em Conselho de Ministros reunido hoje, na sequência do apagão que atingiu ontem o país, o Governo português decidiu pedir à Agência de Cooperação dos Reguladores de Energia da União Europeia (UE) a realização de uma auditoria independente aos sistemas elétricos dos países afetados para o “apuramento cabal” das causas que estiveram na origem do problema.

“Precisamos de respostas tão rápidas quanto urgentes”, disse o primeiro-ministro ao início da tarde de hoje em conferência de imprensa.

“Não vamos poupar esforços no esclarecimento dos portugueses perante um problema sério que não teve origem em Portugal”, acrescentou Luís Montenegro.

O Governo decidiu igualmente criar uma Comissão Técnica Independente em Portugal para “que faça uma avaliação aos mecanismos de reação e gestão desta crise, da resiliência e recuperação do sistema elétrico, à resiliência das infraestruturas e serviços críticos e também ao funcionamento da proteção civil, comunicações e saúde”.

Esta Comissão contará com sete personalidades, uma da área de energia, outra da área de redes e sistemas de comunicações, uma outra da proteção civil, uma da saúde e três personalidades designadas pela Assembleia da República.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.