Câmara de Valongo investe mais 3,4 milhões de euros no contrato de recolha de lixo no concelho
resíduos

Câmara de Valongo investe mais 3,4 milhões de euros no contrato de recolha de lixo no concelho

A Câmara de Valongo acaba de aprovar aumentar em 3,4 milhões de euros o contrato de recolha de resíduos celebrado com a Ecorede em 2020, alargando o número de fogos abrangido.

O contrato inicial, que entrou em vigor a 1 de novembro de 2020, no valor de 25,8 milhões de euros mais IVA, para vigorar até 2030, previa, segundo a proposta esta quinta-feira votada e a que a Lusa teve acesso, “a recolha porta-a-porta de resíduos urbanos indiferenciados em clientes residenciais e não residenciais (…), bem assim como a recolha seletiva porta-a-porta residencial de papel, embalagens, vidro e orgânicos em edifícios de alto e baixo porte”.

“Este serviço de recolha seletiva porta-a-porta não abrangia, à data do procedimento pré-contratual, todo o município de Valongo”, assinala a proposta, que dá conta ainda que “no ano de arranque do contrato, isto é, entre 1 de novembro de 2020 e 31 de outubro de 2021, a empresa não iniciou a recolha de apenas 6.000 fogos, tendo-se deparado com a necessidade de recolha em 8.020 fogos”.

O pedido de “reposição do equilíbrio financeiro” feito pela Ecorede, lê-se no documento, “resulta num acréscimo estimado ao valor total do contrato de 3.745.355,00 euros mais IVA”.

Assinala a autarquia liderada pelo socialista José Manuel Ribeiro que a empresa “compromete-se a empregar o número de meios humanos, materiais e equipamentos para fazer face aos correspondentes pedidos do município de Valongo, no âmbito do alargamento do projeto de recolha seletiva porta-a-porta, disponibilizando até ao quarto ano do contrato o número máximo de meios humanos, materiais e equipamentos, que estavam previstos para os nono e décimo anos do contrato”.

Assim, os 13.000 fogos previstos no contrato para 2022 para a recolha de resíduos passam a ser, por força do aditamento contratual, 25.202, atingindo em 2023 o limite de 41.000 que se manterá até 2030.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.