
Carris aposta na mobilidade elétrica
Ao todo são 30 novos autocarros e 14 miniautocarros elétricos que a Carris vai passar a operar em Lisboa até final do ano, reforçando a utilização de veículos "zero emissões" em oito carreiras.
Em comunicado, a Carris afirma que “quadruplica a frota de autocarros elétricos, com a entrada em operação de 30 novos autocarros 'standard' e 14 miniautocarros”.
Esta iniciativa conta com um investimento global de 16 milhões de euros (12 milhões para aquisição de 30 autocarros 'standard' e 4 milhões para os 14 miniautocarros), com financiamento assegurado através de apoios comunitários, em concreto, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)/Fundo Ambiental e do programa POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).
Na mesma nota, Pedro de Brito Bogas, presidente do conselho de administração da Carris, refere que “vem dar um impulso muito significativo à nossa aposta numa frota zero emissões, já que com estes novos 44 veículos, quadruplicamos a frota de autocarros elétricos”.
A nova frota vai reforçar duas carreiras de serviço regular, que passarão a ser operadas com autocarros 'standard' elétricos - 732, entre Caselas e Hospital de Santa Maria (com passagem na Rua da Madalena), e 760, da Ajuda à Gomes Freire (com passagem na Rua da Madalena).
O reforço também incluirá a única carreira de serviço regular que já é operada, desde 2020, com autocarros 'standard' elétricos: 706, do Cais do Sodré a Santa Apolónia.
Os miniautocarros elétricos serão operados em cinco carreiras de bairro, 10B - Santa Maria Maior (com passagem na Rua da Madalena), 19B - Arroios, 22B - Misericórdia, 67B - Estrela, e 73B - Alcântara.