CIM da Beira Baixa aplaude parecer da APA contra central solar no Cabril
energia

CIM da Beira Baixa aplaude parecer da APA contra central solar no Cabril

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa saudou o parecer negativo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ao projeto de instalação de uma central fotovoltaica flutuante na albufeira da barragem do Cabril, que abrange os concelhos da Sertã, Pampilhosa da Serra e Pedrógão Grande.

Segundo comunicado da CIM, a instalação comprometeria a biodiversidade, a qualidade da água e a paisagem da região, além de limitar atividades náuticas e dificultar o abastecimento de meios aéreos no combate a incêndios.

O estudo de impacto ambiental já indicava efeitos negativos, e o projeto foi contestado pela CIM durante a consulta pública, em articulação com as comunidades intermunicipais de Coimbra e Leiria.

Como lembra o comunicado, também o Município da Sertã se opôs à iniciativa, através de uma moção de repúdio aprovada em Assembleia Municipal em junho de 2024, tendo o presidente da autarquia, Carlos Miranda, intervindo na Comissão Parlamentar de Ambiente e apresentado argumentos técnico-jurídicos na consulta pública, sustentando os riscos do projeto em várias dimensões: ambiental, social, económica, paisagística e de segurança.

A CIM da Beira Baixa afirma que vai manter-se vigilante e espera que o projeto seja definitivamente cancelado, exigindo ainda “as devidas consequências jurídicas para a empresa concessionária e os decisores políticos envolvidos”.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.