
Concursos do PRR para potencial energético offshore já abriram
No âmbito do investimento C21-i07.01 - ‘Estudos técnicos para potencial energético offshore’, do Plano de Recuperação e Resiliência Português (PPR), foi publicado, esta semana, no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia, o anúncio de procedimento relativo ao concurso público internacional para ‘Aquisição de serviços de Representantes de Cliente para Campanhas de Mar de Geofísica e Geotecnia’.
O âmbito do concurso, com um preço base total de 709 mil euros, abrange a aquisição de serviços de ‘Representantes de Cliente para as Campanhas de Mar de Estudos de Geofísica e Geotecnia’ a realizar nas áreas geográficas de Leixões e Figueira da Foz, propostas no Plano de Afetação para Energias Renováveis Offshore (PAER) para o desenvolvimento do potencial energético offshore.
O prazo para submissão de propostas ao concurso decorre até 8 de março de 2025.
Recorde-se que o objetivo deste investimento é permitir ao Estado português realizar concursos públicos para a instalação de capacidade eólica offshore flutuante.
O investimento consistirá no desenvolvimento de estudos geofísicos, geotécnicos, eólicos, de ondas e de corrente de alta resolução de uma área de, pelo menos, 2.000 km² no oceano Atlântico.
Após a sua conclusão, os estudos servirão de base para o lançamento de leilões subsequentes para as zonas offshore enumeradas no Plano Nacional de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo (PSOEM).