
Consumidores pedem rótulos energéticos mais claros e úteis
A maioria dos consumidores europeus considera essencial tornar os rótulos energéticos mais acessíveis e fáceis de compreender. Esta é uma das conclusões de um inquérito divulgado pelo projeto EPREL Services, iniciativa europeia que conta com a participação da DECO PROteste e, em Portugal, com o apoio da ADENE – Agência para a Energia.
O estudo revela que mais de 90% dos consumidores confiam na informação online para escolher produtos, mas ferramentas como os códigos QR nos rótulos continuam pouco utilizadas. “A maioria dos consumidores continua a desconhecer ou a não usar os recursos disponibilizados através dos códigos QR”, refere o comunicado.
Na escolha de eletrodomésticos ou sistemas de aquecimento e ar condicionado, os critérios mais valorizados são o consumo de energia, o preço de compra e os custos de funcionamento. Nos produtos eletrónicos, o fator decisivo é o preço inicial. A garantia destaca-se como uma preocupação comum a todas as categorias, refletindo o interesse na durabilidade dos produtos.
Para dar resposta a estas necessidades, o projeto EPREL Services – cofinanciado pela União Europeia – está a desenvolver uma nova aplicação web. A ferramenta vai permitir pesquisar, comparar e aceder a dados técnicos e energéticos de forma mais clara, com filtros e funcionalidades adaptadas a consumidores, retalhistas e decisores políticos.