Coopérnico leva ao município de Ílhavo primeiro investimento de autoconsumo coletivo para a comunidade
energia

Coopérnico leva ao município de Ílhavo primeiro investimento de autoconsumo coletivo para a comunidade

A Coopérnico, primeira cooperativa de energias renováveis de Portugal, juntamente com a Câmara Municipal de Ílhavo, acaba de apresentar um projeto que visa democratizar a produção de energia renovável, ao oferecer aos munícipes de Ílhavo a oportunidade de se tornarem proprietários da energia renovável gerada no seu próprio concelho.

Lançado no âmbito do programa COMSOLVE, este projeto visa a instalação de um sistema fotovoltaico para partilha de energia, que será disponibilizado para investimento pelos residentes de Ílhavo, permitindo que se tornem proprietários da produção de energia renovável no seu concelho.

O projeto "ACC COMSOLVE" representa um passo significativo na direção do Autoconsumo Coletivo (ACC) e será implementado no âmbito do projeto piloto P2020 COMSOLVE, que integra veículos elétricos no concelho de Ílhavo. Inicialmente, será instalado um ACC com capacidade de 117,3 kWp na cobertura do edifício dos Paços do Concelho, que partilhará energia entre o Edifício Paços do Concelho e a Casa da Cultura de Ílhavo. Este sistema irá gerar anualmente cerca de 170 729 kWh de energia, contribuindo para uma redução de aproximadamente 56% no consumo anual de energia desses dois edifícios.

Este projeto abre a dia 18 de outubro pelas 18h30 e dará prioridade de investimento, em primeiro lugar, aos cooperantes residentes em Ílhavo e, só depois, aos restantes membros da Coopérnico.

Os munícipes de Ílhavo interessados em investir devem tornar-se membros da Coopérnico, a comunidade de energia de cidadãos que investe em produção renovável em Portugal desde 2013. Além disso, pretende-se dinamizar a criação de uma comunidade de energia local para que os futuros investimentos em Ílhavo sejam liderados por essa comunidade.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.