
Criado grupo de trabalho do centro ibérico de investigação em armazenamento de energia
Foi publicado hoje, em Diário da República, o despacho que cria um grupo de trabalho para promover a articulação com parceiros científicos espanhóis no sentido da criação do Centro Ibérico de Investigação em Armazenamento de Energia (CIIAE).
A criação deste Centro surgiu durante a XXXII Cimeira Luso-Espanhola, realizada em 28 de outubro de 2021, em que os Governos de Portugal e Espanha se comprometeram a “cooperar estreitamente em relação aos desafios científicos e energéticos, desenvolvendo estratégias comuns em benefício das suas populações”.
O CIIAE ficará instalado no município de Cáceres, na Estremadura Espanhola, “o qual deverá ser construído sob os princípios da exclusividade e da sustentabilidade ambiental, através de sistemas de elevada eficiência energética em todas as instalações, com o propósito de se tornar um edifício modelo de sustentabilidade”.
Este grupo de trabalho deverá apresentar, até 30 de abril de 2025, um relatório com os contributos e as recomendações adequados ao desenvolvimento das atividades, científicas e tecnológicas, do CIIAE, em Portugal e em Espanha, em articulação com os parceiros científicos espanhóis.