
Descarbonização: abertas candidaturas aos ‘investimentos em setores estratégicos’ no valor de 1000 milhões
A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) informa que estão abertas, até 30 de junho de 2025, as candidaturas para o 'Sistema de Incentivos - Investimentos em Setores Estratégicos’.
Com um total de 1.000 milhões de euros disponíveis, este apoio tem como objetivo ajudar a fortalecer a indústria portuguesa, promovendo a transição rumo a uma economia neutra em carbono.
Podem beneficiar deste apoio empresas de qualquer tamanho ou área, em todo o território nacional, com projetos de investimento superiores a 110 milhões de euros, informa em comunicado, a AICEP, a agência responsável pela promoção do programa.
Este apoio destina-se a projetos que promovam a produção de equipamentos pertinentes para a transição para uma economia com emissões líquidas nulas, a saber: baterias, painéis solares, turbinas eólicas, bombas de calor, eletrolisadores e equipamentos para captura, utilização e armazenamento de carbono.
Ricardo Arroja, Presidente da AICEP, destaca em comunicado, que "este sistema de incentivos representa uma grande oportunidade para atrair investimento e colocar Portugal na linha da frente da indústria sustentável na Europa".