EDP testa robôs para maior eficiência na manutenção de parques solares
energia

EDP testa robôs para maior eficiência na manutenção de parques solares

A EDP iniciou um projeto-piloto que introduz um sistema autónomo para inspeção, limpeza e corte de vegetação em parques solares, anunciou esta quarta-feira a empresa. O objetivo é aumentar a eficiência e a segurança das operações, reduzindo custos e diminuindo a necessidade de intervenção humana.

Designado Scale Up O&M, o projeto recorre a uma plataforma inteligente desenvolvida pela EDP, que processa dados em tempo real e aciona robôs especializados, sem intervenção humana. Estes executam tarefas de manutenção com maior precisão e rapidez, permitindo uma gestão mais sustentável dos parques solares. De acordo com a empresa, os custos com limpeza e corte de vegetação — que representam mais de 20% das despesas operacionais — poderão baixar até 80%, dependendo das condições locais.

O projeto está a ser testado no parque solar de Cruz de Hierro/Villacastín, em Espanha, e assenta na atuação coordenada de cinco tecnologias distintas. Drones com inteligência artificial realizam inspeções aéreas, cujos dados são analisados por uma plataforma IoT própria. Com base nessa análise, são ativados robôs de limpeza ou corte, conforme necessário. Todo o processo é sustentado por uma infraestrutura de comunicações instalada no local.

A EDP pretende expandir esta tecnologia a outros parques solares elegíveis, libertando as equipas humanas para funções mais estratégicas.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.