
Electrão recicla mais 31% de equipamentos elétricos no primeiro semestre do ano
Mais de 13 mil toneladas de equipamentos elétricos usados foram recolhidas e encaminhadas para reciclagem pelo Electrão no primeiro semestre deste ano, o que representa um aumento de 31% relativamente ao mesmo período do ano passado.
Os grandes eletrodomésticos lideram a lista de itens mais reciclados, seguidos por equipamentos de regulação de temperatura, pequenos aparelhos elétricos, equipamentos de informática e telecomunicações, e lâmpadas.
Como escreve o Electrão em comunicado, este crescimento é resultado das campanhas de recolha direta realizadas pelo Electrão, do envolvimento de parceiros operacionais e do aumento no número de locais de recolha disponíveis. A maior parte dos equipamentos reciclados, 83% do total, foi recolhida através da rede do Electrão, que atualmente oferece 12 600 pontos de recolha, garantindo acessibilidade aos cidadãos.
Também no primeiro semestre, 71 toneladas de equipamentos foram reutilizadas pelo Electrão.
Na nota de imprensa enviada esta quinta-feira, o Electrão alerta para o problema do mercado paralelo, onde equipamentos deixados na via pública são muitas vezes desviados antes da chegada dos serviços de recolha, causando riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Para enfrentar esse desafio, o Electrão oferece um serviço de recolha porta-a-porta para grandes eletrodomésticos em sete municípios da Área Metropolitana de Lisboa, com planos de expansão para mais cinco concelhos ainda este ano.
Até ao momento, mais de 187 toneladas de equipamentos já foram recolhidas através desse serviço gratuito, que tem como objetivo facilitar a vida dos cidadãos e combater o mercado paralelo.