
Empresa Espanhola instala central de biogás renovável em Pinhel
A Câmara Municipal de Pinhel e a empresa espanhola Five Bioenergy anunciaram esta segunda-feira a instalação, naquele concelho, de uma central de biogás renovável, foi revelado na sequência da reunião entre o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, e o CEO da Five Bioenergy, Iñigo Asensio.
A central de biogás terá, de acordo com a Five Bioenergy, capacidade para tratar 240 mil toneladas de resíduos orgânicos por ano, estimando-se uma produção anual de 110 mil MWh de biogás. O projeto inclui a instalação de uma central solar fotovoltaica de 2MW para autoconsumo.
Com este investimento, de 25 milhões de euros, a Five Bioenergy espera contribuir para a redução de gases com efeito de estufa num total de mais de 20 mil toneladas de CO2 por ano.
"Para o funcionamento da futura central de biogás serão utilizados resíduos orgânicos não perigosos, provenientes sobretudo de empresários agrícolas, contribuindo para um ambiente de economia circular com benefícios para todos os intervenientes: agricultores, agentes sociais e, em última análise, toda a comunidade local", pode ler-se no 'site' da Câmara Municipal de Pinhel.
O projeto irá contribuir para a criação de 15 empregos diretos e cerca de 45 empregos indiretos.