
ERSE aprova redução de tarifas para a mobilidade elétrica em 2025
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou as tarifas da entidade gestora da Rede de Mobilidade (EGME) a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2025 em todo o território português para carregamentos na rede pública de mobilidade elétrica.
Para o ano de 2025, a ERSE aprova uma redução de 37% das tarifas aplicáveis aos Comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica CEME e aos Operadores de ponto de carregamento (OPC) e uma redução de 62% das tarifas aplicáveis aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC), face às tarifas praticadas no ano 2024.
Recorde-se que os utilizadores de veículo elétrico (UVE) estabelecem contratos com os CEME para o serviço de carregamento, realizado em pontos de OPC. A EGME garante os fluxos de dados necessários à faturação desses contratos.
Segundo a ERSE, em 2023, a rede de mobilidade elétrica permitiu a realização de mais de 3,71 milhões carregamentos, num total de 11 973 postos de carregamento. Prevê-se que em 2025 a rede atinja cerca de 7,70 milhões de carregamentos, representando um aumento de 30% face à estimativa de 5,94 milhões de carregamentos para o ano 2024.
Esta aprovação foi precedida de uma proposta inicial submetida a parecer do Conselho Tarifário.