Europa regista crescimento no armazenamento de energia em 2024
energia

Europa regista crescimento no armazenamento de energia em 2024

A 9.ª edição do Monitor do Mercado Europeu de Armazenamento de Energia (EMMES), elaborado pela Associação Europeia de Armazenamento de Energia (EASE) e pela LCP Delta, já está disponível, destacando a rápida expansão da capacidade de armazenamento de energia na Europa, que atingiu 89 gigawatts (GW) no final de 2024.

O relatório também projeta um forte crescimento contínuo até 2030, impulsionado por avanços tecnológicos, apoio político e outros fatores-chave.

Segundo o documento, em 2024, foram instalados 12 GW/21,9 GWh de armazenamento eletroquímico, elevando a capacidade total para cerca de 89 GW quando incluídas outras tecnologias, como hidroelétrica de bombagem e armazenamento térmico.

O relatório indica ainda que em 2024, as novas instalações conduziram a um aumento de 60% MW/280%MWh na capacidade de armazenamento na frente do contador - Front-of-the-Meter (FoM.

“Até 2030, prevê-se que sejam acrescentados mais 128GW/300GWh de armazenamento eletroquímico às redes europeias”, lê-se no documento, sendo que a co-localização com energias renováveis está a aumentar, prevendo-se um forte crescimento da capacidade até 2030.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.