Governo britânico investe em nova central nuclear para reforçar independência energética
energia

Governo britânico investe em nova central nuclear para reforçar independência energética

O Reino Unido vai investir, juntamente com parceiros privados, na central nuclear de Sizewell C, no leste de Inglaterra, num projeto avaliado em cerca de 38 mil milhões de libras (quase 45 mil milhões de euros), anunciou hoje o governo britânico.

O executivo considera a central essencial para garantir segurança energética e avançar com metas climáticas. “Estamos a fazer os investimentos necessários para inaugurar uma nova era dourada para a energia nuclear”, declarou o secretário da Energia, Ed Miliband.

O Estado britânico ficará com 44,9% da estrutura acionista, seguido pela CDPQ do Canadá (20%), Centrica (15%), Amber Infrastructure (7,6%) e a francesa EDF, com 12,5%. Esta última lidera o projeto e já constrói outra central, Hinkley Point C.

Desde o início da guerra na Ucrânia, o Reino Unido tem dado prioridade à energia nuclear, como alternativa aos hidrocarbonetos. A Sizewell C incluirá dois reatores de nova geração e o custo agora divulgado representa um aumento face às previsões anteriores.

Apesar das críticas ao peso do financiamento público, o governo sublinha que o investimento será 20% inferior ao de Hinkley Point C. Em França, os custos da EDF estão a ser acompanhados com atenção, devido a anteriores derrapagens.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.