
Governo investe nove milhões na proteção da natureza e da biodiversidade
O ministério do Ambiente e da Energia autorizou o financiamento de projetos destinados à proteção e conservação da natureza e da biodiversidade, e de adaptação do País às alterações climáticas, no valor de 9,028 milhões de euros.
Este investimento, autorizado nos últimos dias de 2024 e financiado pelo Fundo Ambiental, destina-se a iniciativas em todo o País, “contribuindo para um futuro mais sustentável e resiliente e para uma maior coesão territorial”, indica, em comunicado, o ministério do Ambiente e Energia.
A tutela acrescenta que este investimento visa promover a conservação de espécies e ecossistemas, a melhoria das condições de visitação e a gestão sustentável de recursos naturais, com especial atenção ao lince-ibérico.
Por outro lado, “destacam-se a diversidade e a abrangência dos projetos, desde a gestão de áreas classificadas na Rede Natura 2000 até à sensibilização para a gestão da escassez hídrica, passando por financiamentos que asseguram soluções para desafios ambientais urgentes”, lê-se na mesma nota.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, considera que “estes investimentos demonstram o compromisso com a proteção da natureza, a valorização da biodiversidade e a promoção da coesão territorial, essenciais para combater as mudanças climáticas e promover o bem-estar das comunidades, e que se associa à elaboração do Plano Nacional de Restauro da Natureza, que este Governo lançou”.
E salienta: “projetos como o Life LynxConnect são exemplo do impacto positivo que podemos ter na preservação de espécies emblemáticas, como o lince-ibérico, contribuindo para a restauração dos ecossistemas e para um equilíbrio mais sustentável entre a natureza e a sociedade”.