
Iberdrola aumenta lucros em 20% e anuncia aumento de capital de 5 mil milhões
A Iberdrola atingiu um lucro líquido de 3.562 milhões de euros no primeiro semestre de 2025, um aumento de 20% em termos comparáveis face ao mesmo período do ano anterior, anunciou esta quarta-feira a empresa em comunicado. O desempenho foi impulsionado por um investimento recorde de 17,3 mil milhões de euros nos últimos 12 meses, anunciou esta quarta-feira a empresa em comunicado.
Mais de 60% do investimento semestral, que ascendeu a 5.662 milhões de euros, foi direcionado aos Estados Unidos e ao Reino Unido, refletindo a aposta estratégica da Iberdrola nestes mercados. Só no segmento de redes, os investimentos cresceram 14%, atingindo 3.082 milhões de euros, enquanto os ativos regulados se aproximam dos 50 mil milhões de euros — mais 70% do que há cinco anos.
A empresa espanhola anunciou ainda um aumento de capital de 5 mil milhões de euros, com o objetivo de financiar oportunidades “históricas” de investimento em redes elétricas nos EUA e no Reino Unido, mercados com “rating A” e “enquadramento regulatório atrativo”, sublinha o comunicado. A operação visa reforçar a solidez financeira, acelerar a expansão e manter a política de dividendos.
O EBITDA cresceu 5%, para 8.287 milhões de euros, com destaque para a evolução positiva nos EUA e na restante Europa, que compensou a quebra de 12% registada em Espanha. Já o EBITDA da área de Produção e Clientes recuou 13%, penalizado pela descida dos preços e pelo aumento dos custos na Península Ibérica.
Com fluxos de caixa 15% superiores e uma redução da dívida líquida em 3 mil milhões de euros no trimestre, a Iberdrola assegura dispor de liquidez superior a 19 mil milhões de euros. O dividendo será de 0,645 euros por ação, sendo que 0,409 euros serão pagos a 24 de julho.
Até 2031, a empresa prevê investir mais de 55 mil milhões de euros em redes, fazendo crescer a base de ativos para mais de 90 mil milhões. Segundo a Iberdrola, 75% desses ativos estarão concentrados nos EUA e no Reino Unido.