Indaqua entra em força em Espanha
água

Indaqua entra em força em Espanha

A Indaqua, que opera no universo das concessões municipais de água em Portugal, fechou negócio para a compra da empresa espanhola Hidrogestión, que serve mais de 53 mil pessoas em 11 concessões/projetos de água e saneamento em várias regiões de Espanha. A notícia foi dada pelo ‘El Economista’ na sua edição online. 

Num ano em que são esperados mais 100 novos concursos de concessão em Espanha no segmento das águas municipais, a Indaqua avança para novas aquisições no país vizinho, sendo que, em 2023, se tornou a primeira empresa portuguesa a entrar no setor do abastecimento de água espanhol, com a aquisição da atual Indaqua Fusosa, que serve 25 mil pessoas nas regiões de Muro e Alcúdia, em Maiorca.  

A Hidrogestión gere atualmente 11 concessões em Espanha, sete na província de Toledo, e as restantes nas localidades de Rioja, León, Jaén e Granada, assegurando serviços de operação de água e saneamento em diversas regiões espanholas. 

Em Portugal, a Indaqua centra a sua atividade em projetos e serviços com a gestão de recursos hídricos e atua na gestão de sistemas de abastecimento de água para consumo humano e de saneamento de águas residuais.  

Conta atualmente com uma equipa de cerca de 900 colaboradores, e a sua atividade no nosso País passa pela gestão de oito concessões e pela participação numa empresa municipal, servindo uma população de cerca de 800 mil pessoas em Santa Maria da Feira, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso/Trofa, São João da Madeira, Vila do Conde, Barcelos, Marco de Canaveses e Paços de Ferreira.  A empresa portuguesa desenvolve também atividade em Angola, nomeadamente na área de projetos de engenharia e assessoria técnica no setor da água e saneamento. 

Em comum, as duas empresas partilham ainda uma extensa experiência de mais de 30 anos em áreas como o controlo da qualidade da água, a gestão de redes e de infraestruturas, como Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), e ainda a pesquisa e reparação de fugas na rede de abastecimento.

Enrique Castiblanques, Chairman do Grupo Indaqua

 

Citado em comunicado, Enrique Castiblanques, Chairman do Grupo Indaqua, “Espanha enfrenta, atualmente, enormes desafios no ciclo integral da água, quer ao nível da sustentabilidade financeira dos sistemas, quer da gestão das fontes e recursos hídricos. A Indaqua tem os recursos, a competência e a experiência para contribuir de forma concreta para a resolução destas problemáticas, nomeadamente através da redução de perdas, da tecnificação ou da aplicação de soluções tecnológicas ao serviço da gestão eficiente de redes”. 

A Hidrogestión constitui “uma excelente plataforma para o crescimento do Grupo Indaqua neste mercado altamente competitivo, dinâmico e desenvolvido, onde, com o suporte dos nossos acionistas, pretendemos continuar a crescer através de concursos de concessão”, acrescenta.

Notícia atualizada a 14 de fevereiro de 2025.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.