
Investimento do BEI em Portugal em 2024 centrou-se na energia sustentável
Muito em breve, só a assinatura do Jornal Água&Ambiente Online garantirá a sua leitura.
Não perca a melhor informação sobre Energia, Resíduos e Água. Assine aqui.
Apoie a informação plural e independente.
O Grupo Banco Europeu de Investimento (BEI), que inclui o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Fundo Europeu de Investimento (FEI), teve em 2024 um financiamento de 2100 milhões de euros para promover o desenvolvimento económico sustentável do país.
Uma parte significativa deste apoio foi dirigida a projetos portugueses que promovem a ação climática e a proteção do ambiente, bem como a investimentos na saúde e nas infraestruturas de transportes.
Registou-se, assim, um investimento recorde em energia sustentável e recursos naturais, atingindo 1,1 mil milhões de euros, valor que representa quase o dobro do financiamento do ano anterior, indica o BEI, em comunicado.
“Um valor recorde de mais de 1,1 mil milhões de euros foi afetado às energias limpas, o que representa um impulso sem precedentes para a transição ecológica”, acrescenta.
Destacam-se, nesta área, dois empréstimos à fornecedora de eletricidade portuguesa EDP para expandir a geração de energia renovável, nomeadamente eólica e solar, e para modernizar as redes de distribuição elétrica, bem como dois empréstimos para financiar a Galp Energia na construção de uma unidade de biocombustíveis avançados e uma unidade de hidrogénio renovável na zona costeira de Sines.