ambiente

João Belo: Conheça as implicações de um setor em mudança na Semana de Ambiente 2025

O setor vive tempos de mudança e, na próxima edição da Semana de Ambiente, que se realiza de 13 a 20 de novembro, vamos investigar a fundo as consequências de decisões e objetivos que se perspetivam para os próximos meses. Afinal, “que melhor espaço do que a Semana de Ambiente para perceber todas as implicações dos tempos de mudança que se sentem no ar?”, insta João Belo, Diretor do Jornal Água&Ambiente Online, que organiza estes seis dias de discussão e networking entre os profissionais das áreas da Água, Resíduos e Energia.   

Um regulamento que pode mudar tudo na Água

No setor da Água, “um exemplo é o regulamento tarifário que aí vem”, ilustra João Belo. A definição de um regulamento tarifário, que abrangerá todos os sistemas municipais que prestam serviços de abastecimento e saneamento, promete ser uma novidade de peso nos próximos anos e pode alterar, de forma significativa, as condições de atuação do setor. Além disso, é uma condição essencial para cumprir o objetivo central do PENSAARP 2030: garantir a sustentabilidade económica e financeira dos serviços de água. E o lugar certo para perceber o que efetivamente pode mudar com a aprovação deste novo regulamento é, claro está, a 20.ª Expo Conferência da Água, agendada para 13 e 14 de novembro. 

Resolver uma emergência nos Resíduos

“Nos Resíduos, são as soluções novas que se esboçam agora para problemas com décadas — décadas demais”, analisa João Belo. O setor atravessa um período de emergência, com infraestruturas à beira do esgotamento, mas até se chegar aqui, houve anos e anos de avanços e recuos. O Plano TERRA avança com um conjunto de soluções para problemas de curto e médio prazo, mas o teste de fogo é aferir o que realmente se irá concretizar no terreno. Como se faz isto e com que dinheiro? No 19.º Fórum Resíduos, que se realiza nos dias 17 e 18 novembro, ensaiamos a resposta, reunindo no mesmo espaço decisores e especialistas para um debate informado.   

Antecipar o fim das tarifas garantidas na Energia

“Na Energia, será o fim da lógica das tarifas garantidas, que durante anos alavancou projetos e investimentos e, atualmente, parece ter os dias contados”, avalia o Diretor do Jornal Água&Ambiente Online. No 13.º Fórum Energia, cujo encontro está marcado para 19 e 20 novembro, antecipamos o que pode significar a descarbonização da economia e da sociedade, quando “centrada nos cidadãos e na competitividade das empresas”, explorando o potencial de vários segmentos, desde a produção descentralizada até aos gases renováveis. 

Uma coisa é certa: há muita coisa a acontecer e, na espuma dos dias, é necessário distinguir o que é essencial do que é acessório, para antecipar dificuldades, mas também para agarrar as oportunidades que sempre emergem em tempos de mudança. “São muitas mudanças! É preciso perceber as suas implicações, as suas consequências, identificar os ganhadores e os perdedores e, sobretudo, as oportunidades que se abrem”, resume João Belo.

É exatamente essa análise aprofundada e prospetiva que vai ser feita na próxima Semana de Ambiente (2025), que juntará os profissionais dos setores da Água, Energia e Resíduos no Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa. E certamente, em tempos de mudança, não vai querer ficar de fora deste evento. 

Aproveite: todas as inscrições realizadas até ao dia 31 de julho beneficiam de um desconto especial de até 25%. 

 Marque já na sua agenda! Inscreva-se aqui: 

20ª Expo Conferência da Água
13º Fórum Energia
19ºFórum Resíduos

 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.