
José Pimenta Machado confirmado na 18.ª Expo Conferência da Água
O grande desafio da escassez de água está em foco no primeiro dia da 18.ª Expo Conferência da Água, agendada para os dias 23 e 24 de novembro, e está já confirmada a presença do Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado, em dois debates sobre o tema de enorme relevância para o setor.
O uso eficiente de água tem de estar no topo da lista de prioridades, numa altura em que os períodos de seca são mais frequentes e se antecipa a diminuição da água disponível para os diversos usos, e, por isso, o primeiro painel dedicado ao tema, no evento de referência do setor, foca-se justamente na escassez de água e uso eficiente. Este painel contará com uma intervenção inicial de José Pimenta Machado sobre as medidas tomadas e resultados alcançados, mas também uma reflexão sobre outras ações relevantes a operacionalizar no futuro próximo e lições a retirar da experiência de outros países nesta matéria.
Para o final da tarde do primeiro dia, está agendada a necessária e urgente discussão sobre soluções de médio e longo prazo para fazer face à redução das disponibilidades hídricas. Também aqui, no painel dedicado a analisar oportunidades de armazenamento de água: barragens e transvases para o médio prazo, a primeira palavra cabe ao vice-presidente da APA, que irá apresentar os projetos que se perfilam para diferentes regiões do país, a que se segue uma mesa-redonda com um painel de especialistas.
Garanta já o seu lugar!