Mais de metade dos municípios continua sem plano de ação climática
ambiente

Mais de metade dos municípios continua sem plano de ação climática

Só 118 dos 308 municípios portugueses têm em vigor um Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), apesar de a sua elaboração ser obrigatória desde fevereiro de 2024. A conclusão é de um estudo da associação ambiental Último Recurso (UR), divulgado esta quinta-feira, segundo a agência Lusa.

A organização contabiliza ainda 25 planos em consulta pública e alerta para os 165 municípios que continuam sem qualquer plano aprovado, deixando “a população sem acesso a informação sobre como será protegida de secas, inundações e ondas de calor”, afirmou Mariana Gomes, presidente da UR.

Segundo o levantamento feito junto das autarquias, 128 não responderam aos pedidos de informação da UR e 33 deram respostas incompletas. Perante esta situação, a associação apresentou 158 queixas à Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA), por ausência ou insuficiência de dados.

A UR recorda que o cumprimento dos PMAC está previsto na Lei de Bases do Clima e considera preocupante que a maioria dos municípios continue em incumprimento, mais de um ano após o fim do prazo legal.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.