Mercados livres de eletricidade e gás mantêm peso de 95% no consumo nacional
energia

Mercados livres de eletricidade e gás mantêm peso de 95% no consumo nacional

Os mercados liberalizados de eletricidade e de gás natural mantiveram, em maio de 2025, uma representatividade de cerca de 95% no total do consumo em Portugal continental. Os dados constam dos boletins mensais divulgados pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

No setor da eletricidade, o número de clientes no mercado livre aumentou em 10 436 face a abril, atingindo um total acumulado de cerca de 5,7 milhões. Em termos de consumo, verificou-se uma subida mensal de 91,9 GWh, totalizando 44 575 GWh. A EDP Comercial continua a liderar em número de clientes (60%) e em volume de consumo (37,3%), embora com ligeiras quebras face ao mês anterior.

No segmento industrial, a EDP manteve-se como o principal operador (26%), enquanto entre os grandes consumidores, a Iberdrola permaneceu na liderança (26,1%), apesar de uma redução de 0,2 pontos percentuais (p.p.) na sua quota de mercado.

Quanto ao mercado de gás natural, foram contabilizados mais de 1,1 milhões de clientes em maio, com um crescimento líquido de 1 015 face ao mês anterior. O consumo registou, no entanto, uma descida de 66,6 GWh, fixando-se nos 29 476 GWh.

A Galp lidera o mercado em termos de consumo global (51,7%) e destaca-se nos segmentos industrial (34,9%) e de grandes consumidores (57,5%), com aumentos mensais nas respetivas quotas. Já a EDP Comercial mantém a maior quota em número de clientes (39,4%), apesar de uma tendência de quebra desde março de 2022. A empresa lidera também entre as PME (39%) e no segmento residencial (38,4%).

Segundo os boletins da ERSE, a concentração de mercado é mais reduzida em número de clientes do que em volume de consumo, tanto na eletricidade como no gás natural.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.