
Ministério do Ambiente autoriza corte de mais de mil sobreiros para instalar central fotovoltaica
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, autorizou o arranque de 1079 sobreiros e quatro azinheiras, numa área de cerca de 15 hectares, para a instalação de uma central fotovoltaica em Gavião (Portalegre), avança o Público.
Ainda de acordo com o mesmo meio, o líder da pasta do ambiente ter-se-á baseado no “relevante interesse público, económico e social” do projeto de energia solar, tendo assinado o Despacho nº2021/2022, que autorizou o arranque e que foi publicado ontem em Diário da República.
Matos Fernandes sublinhou ainda a “imprescindível utilidade pública”, bem como a “importância e elevada expressão económica” do projeto de quase 95 milhões de euros para o concelho alentejano, que também reconheceu o “interesse público municipal” do mesmo.
O Público escreve ainda que, relativamente à Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), foi obtida Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada.
O promotor do projeto é a empresa Amarguilha, que fica obrigado a propor um projeto que “prevê a beneficiação em 75 hectares de áreas ocupadas com sobreiros”.